Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governador sobrevoa Recife; chuvas já deixaram mais de 30 mortos em Pernambuco

Da quarta (25) até o meio-dia deste sábado (28), 34 pessoas perderam a vida e mais de 1.300 estão desabrigadas ou desalojadas

Brasília|Do R7

Alagamento na zona oeste do Recife após fortes chuvas na capital pernambucana neste sábado (28)
Alagamento na zona oeste do Recife após fortes chuvas na capital pernambucana neste sábado (28) Alagamento na zona oeste do Recife após fortes chuvas na capital pernambucana neste sábado (28)

Pelo menos 34 pessoas morreram entre a quarta-feira (25) e o meio-dia deste sábado (28) em Pernambuco em razão das fortes chuvas que atingem o estado. De acordo com a Defesa Civil, há 335 desalojados (que tiveram de deixar suas casas e se abrigaram em casas de parentes e amigos) e 1.026 desabrigados no estado.

As mortes registradas aconteceram no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe, cidades que integram a região metropolitana da capital. Neste sábado, o governador Paulo Câmara sobrevoou as cidades mais atingidas da região metropolitana para avaliar os danos.

“Temos várias ocorrências em diferentes locais ao mesmo tempo, e nossas equipes estão todas empenhadas. Já chamamos todo mundo que estava de folga para o serviço, e o nosso efetivo está nas ruas. Vamos procurar intensificar isso com essas ajudas que estamos solicitando, desde as nomeações dos novos bombeiros, como também Forças Armadas e profissionais dos estados vizinhos”, disse. Todas as folgas dos servidores dessas áreas foram canceladas.

Neste sábado, mais de 1.200 bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e Assistência Social trabalhavam em buscas e no atendimento a vítimas. O governo do estado está utilizando três helicópteros da Secretaria de Defesa Social, embarcações e veículos pesados nos trabalhos de resgate.

Publicidade
Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife
Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife

O governador decidiu antecipar a nomeação de 92 soldados do Corpo de Bombeiros para que eles ajudem nos trabalhos de resgate aos feridos e sobreviventes e nas buscas por pessoas soterradas. A posse estava prevista para o dia 6 de junho. Além disso, o chefe do Executivo local pediu ajuda para as Forças Armadas.

Na periferia da capital ocorreram as maiores perdas, com deslizamentos derrubando casas e soterrando pessoas. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), determinou a abertura de escolas para a população desabrigada.

Muro destruído no Aeroporto Internacional do Recife
Muro destruído no Aeroporto Internacional do Recife Muro destruído no Aeroporto Internacional do Recife

A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu alerta sobre a ocorrência de pancadas de chuva fortes nas regiões da Zona da Mata (norte e sul), na região metropolitana do Recife e no agreste do estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.