Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo brasileiro nega pedidos de extradição de suposto espião russo

Serguei Cherkasov foi preso em São Paulo, em 2022, pela Polícia Federal com documentos falsos; ele se passava por brasileiro

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Suposto espião russo Serguei Cherkasov
Suposto espião russo Serguei Cherkasov

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (27) que o governo brasileiro decidiu não autorizar a extradição do russo Serguei Vladimirovich Cherkasov para os Estados Unidos. Serguei, que está preso no país desde outubro do ano passado, é acusado no Brasil de uso de documento falso e investigado por suspeita de integrar uma organização criminosa, por atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele usava identidade brasileira falsa para tentar se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia.

Segundo Dino, a decisão de manter Serguei preso no Brasil levou em consideração um parecer técnico do Ministério da Justiça. 

O pedido de extradição foi feito pelo governo dos Estados Unidos ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça. A alegação é que Serguei havia entrado nos Estados Unidos com documentos brasileiros falsos. Contudo, o Ministério da Justiça não aceitou o pedido.

Em março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin havia validado a declaração de entrega voluntária de Serguei à Rússia. No entanto, como as investigações ainda estão em andamento no Brasill, a extradição imediata para a Rússia fica impedida.


O STF recebeu o pedido de extradição da Rússia com base no tratado assinado entre os dois países. Após a prisão dele, o próprio acusado admitiu os crimes e manifestou interesse na extradição voluntária para a Rússia.

A extradição voluntária exige a declaração expressa da pessoa a ser extraditada, em que fique clara sua concordância com a entrega ao país.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.