Governo cria sala de situação para acompanhar apagão que atingiu todo o Brasil
Ministério de Minas e Energia acompanha processo de retomada da energia elétrica e apura motivos para queda generalizada
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação após o Brasil registrar um apagão em todas as suas regiões nesta terça-feira (15). Além disso, ele ordenou a apuração das causas do incidente que interrompeu o fornecimento de energia elétrica no país.
Em nota, a pasta informou que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste do país, com interrupção de pelo menos 16 mil megawatts de carga.
Até as 10h22, de acordo com o ministério, 100% da carga energética afetada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já tinha sido retomada. Àquela altura, a região Nordeste tinha 68% da carga normalizada, e a região Norte, 27%. A pasta disse que está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse que a "recomposição está sendo rápida". "A gente deverá, em poucas horas, se tudo correr bem, estar com tudo normalizado. E aí, vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, dos seus técnicos, da equipe toda, e a recomposição está sendo rápida", afirmou em entrevista a jornalistas.