Governo divulga cronograma de uso dos recursos públicos previstos no Orçamento de 2026
Medida é vista como positiva para não ocorrer cortes ou reajustes de valores no decorrer do ano
Brasília|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O governo federal divulgou nesta quinta-feira (12) o cronograma de uso dos recursos públicos previstos no Orçamento de 2026, com valores mensais e limites de empenho para os órgãos do Poder Executivo nacional.
O objetivo do decreto é garantir que a execução dos gastos públicos ao longo do ano esteja alinhada às metas fiscais previstas na LOA (Lei Orçamentária Anual), sancionada em janeiro deste ano.

Para Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio de São Paulo, a medida é essencial para os valores arrecadados serem corretamente destinados aos setores e projetos que precisam e dentro dos prazos corretos. Ele destaca que, com um cronograma bem estabelecido, há menos chances de cortes de valores durante o ano e reajustes orçamentários, como os ocorridos em 2025.
“O governo gasta uma energia, o governo e o Congresso, para construir esse orçamento, distribuir as verbas de formas adequadas e agora essa medida que estão colocando é justamente que aquilo que foi planejado seja efetivamente realizado, seja cumprido e que o Brasil tenha os benefícios dessa execução do orçamento que é fundamental para a economia”, finaliza Medina em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (13).
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














