Governo do DF espera 14,5 mil doses de Coronavac para retomar vacinação infantil
Saúde deve entregar vacinas na próxima quarta; por ora, ainda não há previsão para reduzir a idade do público elegível para a 4ª dose
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Na próxima quarta-feira (28), o Ministério da Saúde deve entregar 14.520 mil doses da vacina Coronavac ao Distrito Federal. De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), a imunização das crianças entre três e quatro anos deve ser retomada na capital federal.
A medida foi anunciada depois que o Instituto Butantan confirmou a entrega de 1 milhão de doses da Coronavac ao Ministério. As doses foram produzidas na fábrica do instituto, em São Paulo, com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da farmacêutica Sinovac, na China.
A campanha foi paralisada em 3 de agosto, quando o estoque do imunizante ficou zerado. A vacina desta marca é a indicada para a faixa etária entre três e quatro anos. As 15,8 mil doses da Pfizer infantil que restam na Rede de Frios são indicadas para as crianças entre cinco e 11 anos.
Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da Pfizer infantil para o público entre seis meses e quatro anos. No entanto, a Secretaria de Saúde ainda espera a remessa desses frascos para dar início à vacinação. A estimativa da pasta é de que 183.457 crianças poderão ser imunizadas.
A nova remessa também deve ser usada para avançar com a aplicação da 2ª dose de reforço para a população adulta de até 35 anos. O governador reforçou que, por ora, não há previsão para reduzir a idade do público elegível para a 4ª dose.
De acordo com o monitoramento do Vacinômetro, 3.012 crianças entre três e quatro anos foram vacinadas com a primeira dose no DF. Outras 563 receberam completaram o esquema vacinal.