Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saúde do DF espera nota técnica e doses para vacinar bebês contra a Covid-19  

Anvisa autorizou uso da Pfizer infantil para crianças de 6 meses a 4 anos; público no DF é estimado em 183,4 mil 

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19 Vacina contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta segunda-feira (19) que espera orientações do Ministério da Saúde por meio de nota técnica para dar início à vacinação de crianças entre 6 meses e 4 anos contra a Covid-19 com a Pfizer infantil.

Na última sexta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante para o público dessa faixa-etária. A agência atestou que a vacina é segura e eficaz.

No entanto, a Saúde do DF também ressaltou que precisa receber novas remessas da vacina para começar a aplicação. A estimativa da pasta é que 183.457 crianças poderão ser imunizadas.

Isso porque a indicação da Anvisa é que sejam ministradas duas doses mais uma de reforço com a dosagem de 0,2 ml. A tampa será cor de vinho, para diferenciar os frascos. Depois da liberação, cabe ao Ministério da Saúde definir o calendário de vacinação.

Publicidade

Enquanto isso, a vacinação infantil para as demais idades segue suspensa. Os estoques de Coronavac na rede de frios estão zerados e restam 22,1 mil doses da Pfizer infantil. A primeira foi liberada para crianças a partir de 3 anos; a segunda para quem tem 5 anos ou mais.

Por ora, não há previsão para retomar a imunização, que depende do reabastecimento dos estoques.

Publicidade

Até esta segunda, de acordo com o monitoramento do Vacinômetro, 49,4% das crianças entre 5 e 11 anos completaram o esquema vacinal. Entre o público de 3 e 4 anos, apenas 0,6% tomou duas doses da vacina.

Procurado, o Ministério da Saúde informou que "tem contrato com a Pfizer para fornecimento de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa e incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)". Com isso, espera recomendação pela área técnica da pasta para disponibilizar as vacinas para todo o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.