Governo do DF faz proposta e greve dos professores pode terminar nesta quinta
Sinpro precisa aprovar a oferta do GDF em assembleia, nesta quinta (25); com aprovação, aulas devem voltar na sexta (26)
Brasília|Mara Mendes, da Record TV, em Brasília
O Governo do DF fez uma proposta que pode suspender a greve dos professores, iniciada em 4 de maio, nesta quinta-feira (25). Fontes ligadas ao GDF informaram à Record TV que, mesmo que o acordo precise ser aprovado em assembleia, a direção do sindicato demonstrou-se favorável à medida e vai defendê-la. O Sinpro tem uma assembleia marcada para esta quinta (24), quando a proposta do governo deve ser analisada. Caso seja aprovada pela categoria, as aulas devem ser retomadas na sexta-feira (26).
Durante as negociações, o GDF ofereceu o adiantamento de uma das parcelas de gratificação da categoria. Uma das reivindicações dos professores no movimento de greve era a incorporação das gratificações de carreira. Na semana passada, o governo ofereceu o pagamento em seis parcelas, a cada semestre, a partir de 2024. O Sinpro, porém, não aceitou, e o GDF resolveu antecipar o pagamento da primeira parcela para o segundo semestre deste ano.
Leia também
O pagamento das gratificações dos professores não está incluído no aumento de 18% que o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), concedeu aos servidores da capital do país.
O governador sancionou a lei que concede reajuste linear de 18% para todo o funcionalismo do DF, dividido em três parcelas anuais de 6%, pagas no mês de julho de 2023, 2024 e 2025. O impacto aos cofres públicos será de R$ 8 bilhões. Para o Sinpro-DF, porém, o aumento não é suficiente, e a primeira parcela não cobre as perdas salariais após cinco anos sem reajuste.