Governo do DF quer ampliar hospitais que fazem transplante
Secretaria de Saúde prepara edital para garantir novas cirurgias e ampliar o acompanhamento médico aos transplantados
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal quer ampliar o número de hospitais credenciados a fazer transplante de órgãos e atendimento a transplantados na capital. Hoje, quem precisa passar pelo procedimento cirúrgico ou de acompanhamento médico no DF tem atendimento pelo Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, se reuniu com uma comissão de transplantados para discutir o assunto. A pasta prepara um edital para selecionar os hospitais públicos aptos a fazer essas cirurgias e ampliar a assistência aos pacientes.
Leia também
De acordo com o governo, a comissão que se reuniu com o secretário representa 18 mil transplantados de órgãos como rins, fígado, coração, medula óssea e córneas. Do grupo, Robério Melo, 57 anos, destacou a importância da continuidade do acompanhamento, que é pelo resto da vida.
Outra integrante, Yara Xavier, 75, falou sobre a importância de ter unidades acessíveis para esse público, que tem imunidade baixa e precisa saber onde pedir ajuda em caso de intercorrências. “Transplante não é cura, o tratamento é para sempre”, lembrou.