Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governo do RN usa helicóptero para procurar fugitivos de presídio de segurança máxima de Mossoró

Secretarias estaduais entraram em contato com os estados Ceará e Paraíba para reforçar a segurança nas divisas

Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

Presídio de segurança máxima fica a 280km de Natal
Presídio de segurança máxima fica a 280km de Natal Divulgação/Secretaria Nacional de Políticas Penais

As secretarias de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Rio Grando do Norte acionaram um helicóptero para fazer o patrulhamento aéreo na região e reforçar a busca pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró. A fuga do presídio de segurança máxima, que fica a cerca de 280km de Natal, ocorreu nesta quarta-feira (14).

Em nota divulgada no início desta tarde, as secretarias estaduais também informaram que entraram em contato com as secretarias de segurança pública dos estados vizinhos (Ceará e Paraíba), para realizar ações integradas de reforço policial nas divisas entre os estados (leia a nota abaixo).

A Penitenciária Federal de Mossoró, inaugurada em 2009, nunca havia registrado qualquer episódio de fuga ou entrada de materiais ilícitos em suas dependências.

Entenda o caso

Dois detentos escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, marcando o primeiro incidente de fuga na história do sistema penitenciário federal, que engloba cinco presídios de segurança máxima.


Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho". Ambos são naturais do Acre e estavam detidos no local desde 27 de setembro de 2023.

Segundo fontes informaram à RECORD, ambos os indivíduos têm vínculos com o Comando Vermelho, uma facção liderada por Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na mesma unidade. Eles foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após sua participação em uma rebelião ocorrida no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. Esse ato resultou na morte de cinco detentos, sendo três deles decapitados.


Há outras quatro unidades de prisão federal: em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e em Brasília (DF). Os centros recebem lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade, com a finalidade de combater o crime organizado.

"Desde a sua criação, é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a LEP (Lei de Execuções Penais)", diz o site da Secretaria Nacional de Políticas Penais.


Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Segurança da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED/RN), juntamente com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP/RN), vêm a público informar que estão dando total apoio ao Sistema Prisional Federal, inclusive com o emprego de patrulhamento aéreo, por meio do helicóptero Potiguar 02, que já está em Mossoró, enquanto o Potiguar 01 permanece em Natal.

Importante destacar que o Governo do Estado já fez contato com as secretarias de Segurança Pública da Paraíba e do Ceará para a realização de ações integradas de reforço policial nas divisas entre os estados.

O Governo do RN acrescenta que, desde 2021, o Sistema Penitenciário Potiguar não registra fugas em suas unidades prisionais.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.