Governo envia equipe da Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda detalhou ajuda Federal

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, esteve neste sábado (8) em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, para acompanhar as ações de resposta do governo federal aos estragos causados pelo tornado que atingiu o município.
A visita faz parte de uma comitiva do Ministério da Saúde e da Força Nacional do SUS enviada para prestar apoio imediato à população afetada. Segundo Massuda, profissionais com experiência nacional e internacional, incluindo integrantes que já atuaram em missões do Médicos Sem Fronteiras foram deslocados para a região.
“Trouxemos cinco pessoas da Força Nacional do SUS para apoiar o diagnóstico da situação e o atendimento imediato, além de contribuir com a reconstrução e o cuidado com as vítimas”, afirmou.
LEIA MAIS
Entre as medidas emergenciais estão o envio de medicamentos, materiais médicos e a estrutura assistencial necessária para restabelecer o funcionamento da rede de saúde local, também atingida pela tempestade.

O secretário ressaltou ainda a articulação com o ministro da Saúde, Luiz Padilha, e com o governo estadual.
“Assim que tomamos conhecimento, o ministro pediu que viesse acompanhar de perto a situação. Entramos em contato com o prefeito e com a Secretaria de Estado da Saúde. Há um grande esforço conjunto na região para atender as vítimas”, disse.
Massuda destacou que a presença da equipe federal reforça o compromisso de solidariedade do Sistema Único de Saúde (SUS). “O governo federal está aqui, junto com os profissionais de saúde locais, para garantir apoio imediato e ajudar na recuperação da cidade”, concluiu.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
