Governo envia missão a Roraima para apurar situação do povo ianomâmi
Representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania vão elaborar relatório para definir ações governamentais
Brasília|Do R7, em Brasília
Representates do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) viajam para Boa Vista (RR) neste domingo (29) para apurar a situação do povo ianomâmi. Segundo o chefe da pasta, Silvio Almeida, a viagem servirá para a elaboração de um relatório que vai orientar as próximas ações do governo, além de apurar responsabilidades relacionadas à situação dos ianomâmis. "Informações necessárias serão colhidas para uma atuação assertiva”, disse Almeida.
Participam da comitiva — que fica em Roraima até quinta-feira (2) — a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves; a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão; e o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato.
A comitiva vai se reunir com lideranças ianomâmis, com representantes do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Funai, do Ibama e de outras instituições. Haverá também uma reunião com promotores de Justiça e defensores públicos.
A Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos ficará responsável por identificar cidadãos que estejam em risco para que o ministério elabore planos de proteção individuais e coletivos.
De acordo com a pasta, as lideranças locais que estiverem ameaçadas vão ser incluídas em um plano de fortalecimento da rede de proteção local e de metodologias de proteção integral e coletiva com o Sistema de Garantia de Direitos de Roraima.