Governo envia nome de ex-ministro de Bolsonaro para cargo de embaixador no Canadá
Trata-se da primeira designação de Carlos França para chefia de posto no exterior; nome ainda precisa ser aprovado no Senado
Brasília|Plínio Aguiar, do R7 em Brasília
O presidente em exercício Geraldo Alckmin enviou nesta quarta-feira (21) ao Senado o nome de Carlos França, ex-ministro das Relações Exteriores da gestão Jair Bolsonaro (PL), para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Canadá. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
"Nº 294, de 20 de junho de 2023. Encaminhamento ao Senado Federal, para apreciação, do nome do Senhor CARLOS ALBERTO FRANCO FRANÇA, Ministro de Primeira Classe da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, para exercer o cargo de Embaixador do Brasil no Canadá", diz o texto.
O texto é assinado por Alckmin, que ocupa a Presidência da República em função da viagem de Luiz Inácio Lula da Silva à Europa. Mais cedo, o petista se encontrou com o ex-premiê Massimo D’Alema, com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein, e com o presidente italiano, Sergio Mattarella, em Roma.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Para assumir, de fato, a embaixada brasileira no Canadá, França terá de ser sabatinado na Comissão de Relações Exteriores (CRE) e, depois, ter o nome aprovado no plenário do Senado. Não há data para as análises dos senadores. No mês passado, o Canadá informou que concedeu agrément - uma espécie de consentimento - ao ex-ministro do Itamaraty.
Leia também
Trata-se de sua primeira designação para chefia de posto no exterior. Antes disso, o embaixador foi ministro das Relações Exteriores (2021-2022), assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República (2020-2021) e chefe do cerimonial da Presidência da República (2019-2020).