Governo escolhe Luiz Fernando Corrêa para chefiar Abin
Alessandro Moretti foi nomeado adjunto da Agência Brasileira de Inteligência; ele entra no lugar de Saulo Moura da Cunha
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
O governo federal enviou ao Senado o nome de Luiz Fernando Corrêa para ocupar o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (3). A indicação havia sido antecipada na quinta-feira (2) pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Corrêa foi diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011 e também atuou como secretário nacional de Segurança Pública no primeiro mandato de Lula na Presidência da República (de 2003 a 2007). Além disso, atuou na segurança da Olimpíada no Brasil.
Em decreto publicado na quinta-feira, a Abin passou a integrar a Casa Civil da Presidência da República e deixou de fazer parte do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Com a mudança, a Abin fica agora subordinada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e sai do comando do general Gonçalves Dias, chefe do GSI.
Lula já havia manifestado a intenção de promover a mudança, sobretudo após os atos extremistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro.
Diretor-adjunto da Abin
Em outro decreto publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, Alessandro Moretti foi nomeado diretor-adjunto da Abin. Ele foi adjunto de Anderson Torres na primeira gestão à frente da Segurança Pública do Distrito Federal.
Moretti também comandou a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal em 2021, sob a chefia do então diretor-geral da corporação, Paulo Maiurino.