Governo espera 30 mil pessoas nas comemorações do 7/9; vacinação e Amazônia vão ganhar destaque
Segundo o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o slogan do evento deste ano é 'Democracia, soberania e união'
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) espera a participação de 30 mil pessoas nas festividades do dia 7 de setembro. Segundo a pasta, o desfile terá quatro eixos temáticos e temas como a vacinação e a defesa da Amazônia vão ganhar destaques. O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça está mantido como um dos pontos altos do evento.
Segundo o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o slogan do evento deste ano será "Democracia, soberania e união". "Nossa mensagem principal, com esta celebração nacional, é a de união das pessoas, das famílias", completa.
Pimenta também explica que algumas alterações foram feitas para garantir um desfile mais seguro e enxuto. Além disso, evento vai ser formado por quatro eixos temáticos.
Veja quais são
- Paz e Soberania;
- Ciência e Tecnologia;
- Saúde e Vacinação;
- Defesa da Amazônia
Leia mais: Dinamarca anuncia proposta de doação de R$ 110 milhões ao Fundo Amazônia, diz governo
A previsão é que o evento dure cerca de duas horas. Entre outras atrações, está prevista a execução do Hino Nacional, a tradicional passagem das Forças Armadas - Marinha, Exército e Forças Aéreas -, apresentação de escolas do Distrito Federal e de profissionais do Corpo De Bombeiros.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na tribuna de honra do presidente, estarão cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas – Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
Confira a programação
Ensaio - O ensaio geral com a participação de todos os envolvidos no evento e também a imprensa está marcado para o dia 2 de setembro.
Desfile - O desfile está programado para começar às 9h e deve durar aproximadamente duas horas. A abertura do acesso às arquibancadas vai acontecer às 6h.
Exposição - O público poderá continuar na Esplanada dos Ministérios e conferir a exposição em homenagem às Forças Armadas. A mostra será montada na área externa do Museu Nacional. A abertura oficial ao público ocorrerá logo após o término do desfile.
Trânsito
A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios estará bloqueada no dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à Esplanada contarão com revista de segurança.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com gradis e policiamento.
Itens proibidos
A Secom informou que o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada durante o desfile está proibido. Confira outros itens:
- Fogos de artifício e similares
- Armas em geral
- Apontador a laser ou similares
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras, cartazes etc
- Garrafas de vidro e latas
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
- Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)