Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Governo federal atualiza regras para pessoas com deficiência em concursos públicos

Novo texto estabelece critérios mais claros para a adequação de provas, inclusive físicas, para candidatos PcDs

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Decreto foi publicado nesta quinta-feira Paulo H. Carvalho / Agência Brasília - arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (26), decreto que atualiza as regras de participação de pessoas com deficiência em concursos públicos e processos seletivos da administração pública federal direta e indireta.

A medida pretende reforçar os princípios de acessibilidade, igualdade de oportunidades e inclusão no serviço público. O novo texto estabelece, por exemplo, critérios mais claros para a adequação de provas, inclusive físicas. Para isso, os exames deverão contar com o uso de tecnologias assistivas e também adaptações razoáveis, conforme a necessidade de cada candidato PcD.


Leia mais

O decreto também estipula a obrigatoriedade de equipe multiprofissional e interdisciplinar, com pelo menos três especialistas, incluindo um médico, para avaliar a compatibilidade entre as atribuições do cargo e as condições do candidato com deficiência.

As equipes devem emitir parecer técnico considerando as características do cargo, os recursos que o candidato utiliza normalmente e as condições do ambiente de trabalho.


Outra mudança é que os resultados dos concursos públicos devem ser agora publicados em duas listas: uma para a ampla concorrência e outra específica para os candidatos com deficiência. Em caso de desistência ou impedimento de um candidato aprovado, a substituição deve priorizar outro candidato com deficiência aprovado.

No entanto, quando não há inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência, tanto nas vagas imediatas como no cadastro reserva, o decreto permite a redistribuição das vagas reservadas para ampla concorrência.


Acessibilidade

O texto estabelece ainda que as entidades federais e órgãos públicos adotem as medidas de acessibilidade e adaptação no ambiente de trabalho necessárias para garantir o exercício das funções dos servidores com deficiência, podendo, inclusive, ir além das exigências mínimas previstas no parecer técnico da equipe de avaliação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.