Governo federal decreta estado de calamidade pública por causa de temporais em SP
Chuvas intensas sobre municípios do litoral de São Paulo causaram deslizamentos de terra, bloqueios de rodovias e mortes
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O governo federal decretou estado de calamidade pública no município de São Sebastião, litoral de São Paulo, por causa das fortes chuvas que atingem a região. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União deste domingo (19) e vai permitir a liberação de recursos federais à cidade.
Segundo o último balanço da Defesa Civil do estado, divulgado no início da noite de domingo (19), os temporais deixaram ao menos 19 mortos, 228 desalojados e 338 desabrigados. As cidades do litoral norte paulista também registram deslizamentos de terra, estradas bloqueadas, falta de água potável e problemas com a falta de internet.
"O Governo Federal determinou uma mobilização de vários ministérios para auxiliar o município e o estado de São Paulo nas ações emergenciais de assistência às vítimas, de suporte de infraestrutura e de reconstrução da região", informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Mais cedo, o ministro Waldez Góes disse que conversou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e afirmou ter mobilizado equipes do Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (GADE) para atuar nas ações de socorro à população.
Goés deve visitar as áreas mais afetadas nesta segunda-feira (20), junto com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. O Ministério da Defesa também foi acionado e deve providenciar aeronaves de grande porte para ajuda humanitária e para auxiliar nas ações de desobstrução de vias e de rodovias que estão interditadas em São Sebastião e região.
Foram mais de 600mm de chuva em muito pouco tempo. É incalculável o prejuízo causado e as vidas ceifadas. Estamos mobilizando especialistas federais e estaduais. Temos instituições e órgãos preparados para que tenhamos as respostas o mais rápido possível.
Também pelas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a liberação emergencial de R$ 2 milhões por meio da Autoridade Portuária de Santos (SP) para a doação de mantimentos para as vítimas das chuvas no litoral de São Paulo.