Governo federal já decretou 22 vezes GLO no Rio de Janeiro; uma delas neste ano
Dados levantados pelo R7 Planalto com o Ministério da Defesa revelam que, em dez ocasiões, o motivo foi violência urbana
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O governo federal já decretou 22 vezes operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no estado do Rio de Janeiro desde 1992. Os dados são de levantamento feito pelo R7 Planalto com o Ministério da Defesa.
Segundo as informações, desde a década de 1990, foram decretadas 11 GLOs devido a eventos sediados no estado carioca: 10 motivados por violência urbana e um classificado pelo Ministério da Defesa como “outros”.
Na prática, a GLO concede aos militares, provisoriamente, autorização para atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.
A decisão de implementar a medida em pontos específicos é tomada de maneira articulada entre os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa e de Portos e Aeroportos, além dos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O último decreto de GLO no Rio de Janeiro ocorreu devido à reunião da Cúpula do Brics em julho deste ano.
O tema do uso da Garantia da Lei e da Ordem voltou à discussão após operação no Rio de Janeiro nessa terça-feira. A ação resultou na morte de ao menos 119 pessoas.
O governador Cláudio Castro teria pedido o apoio de blindados, mas não solicitou a decretação da GLO, que seria requisito para a atuação do governo federal.
Leia mais
Na última reunião realizada ontem com Lula e ministros, para definir a estratégia de apoio após a operação do governador carioca, o tema da GLO não foi discutido.
Interlocutores do governo afirmaram que Lula não vai trabalhar com hipóteses, e que a alternativa de decretar uma GLO no estado só será avaliada se houver o pedido do governador.
Lula quer implementar uma força-tarefa no Rio, mas resiste à ideia de usar a lei no estado.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
