Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo federal libera R$ 640 milhões para assistência emergencial a povos indígenas

Luís Roberto Barroso, do STF, determinou que a União tomasse medidas urgentes em auxílio aos yanomami, Karipuna entre outros

Brasília|

O povo yanomami, entre outros, será beneficiado com a medida do governo federal
O povo yanomami, entre outros, será beneficiado com a medida do governo federal O povo yanomami, entre outros, será beneficiado com a medida do governo federal

O governo federal editou nesta semana medida provisória para liberar crédito extraordinário de R$ 640,074 milhões para os ministérios da Justiça e Segurança Pública, do Meio Ambiente, da Defesa, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas, para custear ações voltadas para os povos indígenas.

Segundo o governo, a liberação da verba atende à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou à União medidas emergenciais de assistência aos povos Yanomami, Karipuna e Kayapo, entre outros. Barroso é relator da ação ajuizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) que denunciou violações dos direitos humanos contra o povo Yanomami e invasão de terras indígenas pelo garimpo ilegal. No início do ano, o governo decretou emergência de saúde pública na Terra Yanomami, na Amazônia.

Entre as ações previstas com estes recursos estão a fiscalização de reservas, deslocamentos de policiais e a distribuição de alimentos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.