Governo institui ‘Outubrinho Rosa’, campanha para meninas focada em prevenção de doenças
Ações serão realizadas no mês de outubro; entre os objetivos estão tratamento e cautela para doenças
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O governo federal editou uma lei que institui o “Outubrinho Rosa”, campanha voltada para a prevenção de doenças entre meninas de até 15 anos. O texto, publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União, é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelas ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Nísia Trindade (Saúde).
Leia mais
A campanha será realizada, anualmente, no mês de outubro, por meio de ações que tenham como objetivo a promoção de debates entre especialistas sobre medidas de prevenção de condições que possam ser diagnosticadas e tratadas precocemente.
Estão entre os objetivos, “a realização de campanhas de conscientização, com distribuição de material informativo, sobre a importância de adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e o diagnóstico e tratamento precoces de condições de saúde de meninas de até 15 anos e vacina contra o papilomavírus humanos (HPV)”.
A lei também prevê capacitação dos gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) para serviços e procedimentos ligados à prevenção de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta. Nesse sentido, um dos pontos é a formação e capacitação contínua dos recursos humanos em saúde que lidam com meninas até 15 anos.