Governo libera visitas a pacientes internados com Covid-19 no DF
Mesmo com a flexibilização das visitas, a secretaria recomenda o uso de máscara durante visitas em hospitais
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
Após dois anos, a Secretaria de Saúde do DF voltou a autorizar visitas a pacientes com Covid-19 internados em leito comum ou de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A decisão foi publicada no DODF (Diário Oficial do DF) desta quinta-feira (28) e já começou a valer.
A medida foi tomada considerando o cenário epidemiológico atual da Covid-19 no DF e o avanço da vacinação contra o coronavírus. Até a quarta-feira (27), foram aplicadas 6.086.012 doses de vacina contra o novo coronavírus na capital federal. Mais de 90% da população iniciou o ciclo vacinal ou recebeu a dose única e 83,47% tomaram a segunda dose ou dose única.
Leia também: Depois do Carnaval, DF tem alta no número de casos de Covid
Mesmo com a flexibilização das visitas, a secretaria recomenda o uso de máscara nesses ambientes. Também é orientado que pessoas com sintomas de doenças não procurem os hospitais na condição de visitantes, tanto para a proteção dela quanto das demais pessoas que estejam no local.
As visitas estavam limitadas desde o dia 11 de março de 2020, quando as primeiras medidas restritivas foram divulgadas no Distrito Federal. Na época, o Distrito Federal tinha dois casos confirmados da doença.
As visitações a pacientes idosos, crianças e pessoas com deficiência não sofreram proibição ao longo da pandemia. Com o avanço da vacinação, também foram autorizadas as visitações a pessoas internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes acordados.