Brasília Governo Lula está melhor que gestão de Bolsonaro para 46% dos brasileiros, diz pesquisa CNT

Governo Lula está melhor que gestão de Bolsonaro para 46% dos brasileiros, diz pesquisa CNT

Relação do petista com o Congresso Nacional também é mais bem avaliada do que a do ex-presidente, segundo o levantamento

  • Brasília | Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Lula está melhor que Bolsonaro para 46% dos entrevistados

Lula está melhor que Bolsonaro para 46% dos entrevistados

Adriano Machado/Reuters - 27.09.2023

A pesquisa de opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta terça-feira (3), mostra que 46,4% dos entrevistados acreditam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é melhor do que o de Jair Bolsonaro (PL). Para 29,1%, a gestão do petista tem sido pior do que a do ex-presidente. Outros 21,7% acham que os dois governos têm sido iguais, enquanto 2,8% não souberam avaliar.

A relação de Lula com o Congresso Nacional também é mais bem avaliada do que a de Bolsonaro. Para 54% dos brasileiros, o presidente tem conseguido se articular politicamente com o Legislativo para aprovar os projetos prioritários do governo. No mesmo período da gestão do ex-presidente, em agosto de 2019, 32% da população julgava que Bolsonaro conseguia ter boa relação com os parlamentares.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Os dados são da pesquisa de opinião realizada pela consultoria MDA, encomendada pela CNT. O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entre 27 de setembro e 1º de outubro de 2023. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A aprovação do governo Lula está em 55% e recuou dentro da margem de erro do levantamento. Na última pesquisa, em maio, o petista era aprovado por 57% dos entrevistados.

A desaprovação de Lula também subiu dentro da margem de erro e passou de 35%, em maio, para 39%. No mesmo intervalo do governo Bolsonaro, em agosto de 2019, o ex-presidente tinha 41% de aprovação e 54% de desaprovação.

A última pesquisa CNT na gestão de Bolsonaro revelou que ele era aprovado por 41% dos brasileiros e desaprovado por 55%.

Avaliação de Lula

Quando perguntados sobre a avaliação do governo federal, 16% responderam "ótimo" e 25%, "bom". A soma do índice positivo, portanto, é de 41%.

Para 30,1%, a gestão do petista é "regular", enquanto para 8,3% é "ruim" e para 19%, "péssima". A avaliação negativa é de 27,3%. Outros 2,1% não souberam responder.

No último levantamento da CNT, em maio, a percepção positiva do governo de Lula era de 43%, e a negativa, 25%. Os resultados de lá para cá variaram dentro da margem de erro.

Viagens de Lula

O levantamento também avaliou as visitas a outros países que o presidente tem feito. Desde 1º de janeiro, quando tomou posse, Lula já visitou 17 nações.

Para 39%, as viagens internacionais são "muito importantes" para o Brasil, enquanto 17,8% acreditam que os deslocamentos ao exterior "não são importantes" para o país. Para 24,1%, as visitas têm "importância média", e para 14,4%, são "pouco importantes".

Como o R7 mostrou, as viagens internacionais de Lula levaram o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), a assumir o posto, em média, um em cada cinco dias do governo. Desde 1º de janeiro de 2023, Lula passou 55 dias fora do Brasil.

Imagens de lideranças

A pesquisa da CNT questionou os entrevistados sobre a percepção a respeito de algumas figuras políticas do Brasil, como ex-presidentes, deputados e senadores.

Lula é o mais bem avaliado da lista, seguido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Bolsonaro é o quarto colocado do ranking e, ao lado do ex-presidente Michel Temer (MDB), é o "campeão" de percepção negativa.

Lula e Bolsonaro são os únicos que são conhecidos por todos os entrevistados. Confira:

• Lula, presidente da República
Positiva: 49%
Neutra: 20%
Negativa: 31%
Não conhece: 0%

• Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Positiva: 28%
Neutra: 26%
Negativa: 33%
Não conhece: 11%

• Dilma Rousseff, ex-presidente
Positiva: 27%
Neutra: 22%
Negativa: 48%
Não conhece: 2%

• Jair Bolsonaro, ex-presidente
Positiva: 26%
Neutra: 22%
Negativa: 51%
Não conhece: 0%

• Geraldo Alckmin, vice-presidente
Positiva: 25%
Neutra: 31%
Negativa: 28%
Não conhece: 13%

• Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Positiva: 25%
Neutra: 17%
Negativa: 36%
Não conhece: 20%

• Sergio Moro, senador e ex-juiz da operação Lava Jato
Positiva: 23%
Neutra: 26%
Negativa: 45%
Não conhece: 9%

• Aécio Neves, deputado e ex-candidato à Presidência
Positiva: 8%
Neutra: 26%
Negativa: 45%
Não conhece: 18%

• Michel Temer, ex-presidente
Positiva: 8%
Neutra: 30%
Negativa: 51%
Não conhece: 8%

• Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
Positiva: 7%
Neutra: 21%
Negativa: 24%
Não conhece: 45%

• Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado
Positiva: 6%
Neutra: 22%
Negativa: 23%
Não conhece: 46%

Percepção por segmento

Lula é mais bem avaliado entre as mulheres — 43% delas julgam o governo do petista como "ótimo" ou "bom", enquanto o índice entre os homens é de 38%. A gestão do presidente é "ruim" ou "péssima" para 23% do público feminino e 31% do estrato masculino.

Entre os grupos etários, a melhor avaliação de Lula é para as pessoas de 60 anos ou mais. O governo é "ótimo" ou "bom" para 45% delas. Entre os jovens de 16 a 24 anos, o resultado é de 34%. A percepção negativa do governo Lula é de 27% para os idosos e de 22% para a parcela mais nova da população.

O desempenho do presidente é melhor no Nordeste. Confira o recorte por região:

• Nordeste
Ótimo + bom: 54%
Regular: 27%
Ruim + péssimo: 18%

• Sudeste
Ótimo + bom: 38%
Regular: 31%
Ruim + péssimo: 28%

• Sul
Ótimo + bom: 32%
Regular: 31%
Ruim + péssimo: 35%

• Norte e Centro-Oeste
Ótimo + bom: 32%
Regular: 31%
Ruim + péssimo: 34%

A avaliação de Lula por nível de escolaridade cresceu entre as pessoas com ensino fundamental. Em maio, o governo era "ótimo" ou "bom" para 41,6% delas, índice que agora está em 53%.

A percepção do petista entre católicos e evangélicos variou dentro da margem de erro de maio para cá. Entre os católicos, 47% julgam a gestão de Lula como "ótima" ou "boa"; 29% acreditam ser "regular"; e é "ruim" ou "péssima" para 23%. O resultado entre os evangélicos ficou em 29%, 30% e 38%, respectivamente.

Atos extremistas do 8 de Janeiro

Para 48% dos brasileiros, Bolsonaro incentivou o episódio de vandalismo ocorrido em 8 de janeiro e para 40% dos entrevistados, o ex-presidente não incentivou. Quem não soube responder somou 12,4%.

Quando perguntados se os participantes da invasão das sedes dos Poderes devem ser condenados à prisão, 63,2% dos entrevistados responderam que sim, enquanto 24,1% acreditam que não. Outros 13% não souberam avaliar.

A pesquisa da CNT mostra, ainda, que 57% dos estrevistados estão acompanhando os julgamentos das pessoas que participaram dos atos e 42% não estão.

Porte de drogas

Em relação ao porte individual de drogas em pequenas quantidades, 83% creem que não deveria ser liberado e 15% defendem a permissão. Outros 2% não souberam avaliar.

Quanto ao uso de maconha para fins medicinais, no entanto, 66% dos brasileiros acham que deveria ser permitida, enquanto 31% são contrários e 3% não souberam responder.

Últimas