Governo nomeia criador do perfil Dilma Bolada para cargo de quase R$ 18 mil na EBC
Jeferson de Oliveira foi nomeado para a função de gerente e ficará ligado à Diretoria de Conteúdo, no Rio de Janeiro
Brasília|Camila Costa, do R7, em Brasília
O publicitário Jeferson de Oliveira Monteiro, responsável por administrar o perfil Dilma Bolada nas redes sociais - paródia da ex-presidente Dilma Roussef - foi nomeado para o cargo de gerente na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Monteiro foi indicado para a área de Produção Educativa na Gerência Executiva de Produção, Aquisições e Parcerias de Conteúdos Educativos, de acordo com a publicação do Diário Oficial da União da última segunda-feira (13). A função tem o salário de cerca de R$ 17,8 mil.
Leia mais: 'Dilma Bolada' tira proveito da crise
A empresa de comunicação é vinculada à Secretaria de Comunicação Social do governo federal e a função que será ocupada por Jeferson, no Rio de Janeiro, está ligada à Diretoria de Conteúdo e Programação.
Monteiro criou o personagem de humor em 2010 e, desde então, acumula mais de um milhão de seguidores. Fã declarado de Dilma, ele evita brincadeiras que deponham contra a imagem da ex-presidente. Os dois chegaram a se encontrar em 2013 e, segundo Monteiro, se deram “muito bem”.
Relação com o PT
Em 2014, ano de eleição, as contas do publicitário foram deletadas e reativadas em poucos dias. Na época, ele negou que tivesse recebido dinheiro do PT para colocar as contas novamente no ar. Ele chamou de “boatos” as informações que circulavam na internet de que teria fechado um acordo com o partido para colaborar com a campanha da ex-presidente.
Leia mais: Após sair do Facebook, Dilma Bolada também deixa o Twitter
O criador de Dilma Bolada também se envolveu em uma série de polêmicas por causa do perfil e chegou a ser acusado de caluniar e agredir opositores da ex-presidente nas redes sociais.
Procurada, a EBC afirmouo que Jeferson Monteiro trabalhará com a futura diretora de conteúdo e programação, Antonia Pellegrino. A nomeação dela aguarda o cumprimento dos trâmites legais.
Entre as atribuições do cargo para o qual ele foi nomeado estão planejar, monitorar e avaliar a produção interna, externa e, coprodução de obras audiovisuais educativas. Cabe ainda ao cargo de gerente monitorar os processos de convergência das mídias e proceder as prospecções e negociações com parcerias externas, internas e coproduções, dentre outras atividades.