Governo oficializa troca de três secretários no Ministério da Saúde
Dança das cadeiras acontece após Mayra Pinheiro, a capitã cloroquina, deixar o cargo no Ministério da Saúde
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O governo oficializou a troca de três secretários no Ministério da Saúde. As áreas que ganham novas gestões são a do Trabalho e da Educação da Saúde; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos; e da Atenção Especializada à Saúde. As substituições foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16).
Na segunda-feira (14), a pasta já havia anunciado a dança das cadeiras, com a saída da ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como capitã cloroquina, que deixou o cargo para assumir um posto no Ministério do Trabalho e Previdência.
Leia também: Capitã cloroquina deixa Saúde para ser candidata a deputada federal
Quem fica no lugar de Mayra é Hélio Angotti Neto. O nome do secretário foi envolvido em polêmicas após ele vetar estudos que serviriam para orientar tecnicamente médicos brasileiros em relação ao tratamento da Covid-19. O documento, assinado pelo médico, também barra as diretrizes que contraindicavam o kit covid no tratamento ambulatorial e hospitalar da doença.
A secretaria presidida por Angotti, a de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde, agora será coordenada por Sandra de Castro Barros, atual diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos.
Leia também: Senadores querem ouvir Angotti Neto sobre hidroxicloroquina
Outro que deixa o cargo é Sérgio Okane, que foi exonerado do posto de secretário de Atenção Especializada à Saúde após quase um ano à frente da gestão. Maira Batista Botelho assume a secretaria.