Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo prorroga por dois anos contratos temporários no IBGE 

Medida está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15) e contempla 393 analistas censitários

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Recenseadores participam do censo do IBGE
Recenseadores participam do censo do IBGE Recenseadores participam do censo do IBGE

O governo federal decidiu prorrogar por até dois anos os contratos de 393 analistas censitários aprovados no concurso temporário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15). Segundo o documento, a prorrogação atende "à necessidade temporária de excepcional interesse público".

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a pandemia em 2020 e 2021 levou ao adiamento do Censo, que deveria ter ocorrido em 2020. "As primeiras turmas desses contratados ingressaram no IBGE no ano de 2019 e, após passarem por treinamentos e ambientação, estão no ápice de sua produtividade", informou.

"Caso não seja editada a MP para permitir a prorrogação, não teria o IBGE condições de, durante o censo, ainda absorver o esforço adicional que seria demandado caso fosse levada a cabo uma troca em grande escala de servidores temporários ocupantes do cargo de analista censitário", acrescentou o governo.

O instituto ainda tem 48.535 vagas abertas para contratação temporária de recenseadores do Censo 2022. As inscrições terminam nesta quarta-feira (15). As vagas são para nível fundamental completo em todos os estados.

Publicidade

Leia também: Censo 2022: IBGE abre 200 mil vagas com salário de até R$ 2.100

Os interessados devem acessar o Portal do IBGE, e fazer a inscrição por meio do formulário virtual sem cobrança de taxa. A seleção será feita por análise curricular. O IBGE abriu o processo seletivo simplificado complementar (PSS) no dia 9 de junho. 

Publicidade

De acordo com o edital, é recomendado que o recenseador tenha uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O profissional também passará por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do censo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

São Paulo é o estado com o maior número de vagas: são 18.589 espalhadas por 635 municípios. Grande parte delas (5.426) está concentrada na capital paulista. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas por 492 municípios. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.