Governo vai decretar ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Feminina de futebol
Decisão partiu de pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Lula; portaria deve ser publicada na terça (18)
Brasília|Do R7, em Brasília
O Ministério da Gestão e Inovação deve publicar na próxima semana uma portaria decretando ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol, durante a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. A decisão partiu após pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com informações da Agência Brasil, a previsão é que a portaria seja publicada no Diário Oficial da União na próxima terça-feira (18).
Nos dias em que os jogos começarem até 7h30, o expediente deve iniciar às 11h. Já no caso dos confrontos iniciados às 8h, o expediente dos servidores vai começar às 12h. A portaria também deverá prever a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Seguindo decisão do governo federal, o governo do Distrito Federal (GDF) também vai adotar o ponto facultativo em dias de jogos do Brasil durante a Copa Feminina de Futebol. O anúncio foi feito pela governadora em exercício, Celina Leão, neste sábado (15). "Governo federal fez um gesto, prestigiando as mulheres, e nós vamos acompanhar", disse ela.
A adoção do ponto facultativo para servidores públicos em dias de jogos é uma medida tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. O torneio feminino ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A seleção brasileira feminina estreia em campo no dia 24 de julho contra o Panamá, pelo Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.
País-sede
A ministra Ana Moser embarca para a Oceania na próxima semana para acompanhar a seleção feminina na Copa. Ela também deverá participar de uma série de reuniões para apresentar a candidatura do Brasil como país-sede do próximo Mundial feminino, em 2027. A escolha será feita pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) no ano que vem.
Há cerca de duas semanas, a ministra do Esporte acompanhou, ao lado do presidente Lula, o treino da seleção feminina no Estádio Nacional Mané Garricha, em Brasília. Na ocasião, Lula afirmou que o governo fará o que for necessário para trazer a Copa do Mundo de futebol feminino para o Brasil.
"Dessa vez parece que vai ser mais fácil, porque a gente não vai ter que gastar dinheiro para fazer estádio", disse o presidente.