Após reunião com Lula, Ana Moser nega ter tratado sobre eventual saída do Ministério do Esporte
Encontro ocorreu nesta terça; cargo está ameaçado pelo centrão, que exige do governo retorno pela aprovação da reforma tributária
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra do Esporte, Ana Moser, negou nesta terça-feira (11) que foi discutida uma eventual troca na pasta. Com o cargo ameaçado por parlamentares do centrão, ela disse que lhe cabe "trabalhar" e que as decisões "têm o lugar de acontecer".
"A questão política é dada, mas não entrou na nossa pauta, porque não teve nenhuma indicação nesse sentido. Segundo ele [Lula], está dando trabalho e vai levar algum tempo para cumprir esse trabalho", afirmou Ana. "Na verdade, está muito mais na imprensa do que no nosso dia-a-dia", completou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Questionada sobre como está lidando com a pressão, Ana disse não ver muita diferença.
Faz parte de vários setores da sociedade esse tipo de pressão%2C claro%2C visibilidade. O que nos cabe é continuar trabalhando. As decisões têm o lugar de acontecer. E o que nos cabe é continuar trabalhando.
O comando da pasta do Esporte é uma das vagas disputadas pelo grupo de parlamentares que cobra do governo federal um retorno pela aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, na semana passada. Como mostrou o R7, Lula deve promover uma reforma ministerial após o exigência do centrão.
A reunião desta terça, porém, foi feita a pedido da própria ministra, segundo apurou a reportagem. No caso da pasta de Ana, um dos nomes cotados é do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). De acordo com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), caso ocorra a troca, Costa Filho assumirá o ministério na cota pessoal de Lula.
Copa do Mundo
Durante a reunião com Lula, a ministra do Esporte conversou sobre a apresentação da candidatura do Brasil para receber a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Segundo ela, há outros países aspirantes, como Estados Unidos e México, África do Sul, além do bloco formado por Holanda, Alemanha e Bélgica.
Ana Moser embarca na próxima segunda-feira (17) para a Austrália, onde vai formalizar o documento e assistir aos jogos da seleção brasileira de futebol feminino. A delegação do Brasil desembarcou na cidade australiana de Brisbane no último dia 4. A estreia, contra o Panamá, está marcada para o dia 24.