Governo vai fazer força-tarefa para acelerar nomeações, diz Padilha
O ministro promete atender a indicações de partidos políticos para cargos no Executivo para melhorar a relação com o Congresso
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta sexta-feira (16), que o governo federal vai fazer uma força-tarefa para oficializar as nomeações feitas por partidos políticos para cargos em órgãos do Executivo. O objetivo da medida é melhorar a relação do Palácio do Planalto com o Congresso Nacional.
"Quero anunciar primeiro uma decisão da reunião ministerial de ontem do presidente Lula. A partir dessa reunião constituímos uma força-tarefa permanente junto aos ministérios, decisão do presidente Lula, para acelerar a análise técnica pelos ministérios para a composição do governo", afirmou Padilha.
Durante reunião ministerial de quinta-feira (15), Lula pediu aos integrantes do primeiro escalão rapidez nas nomeações feitas por partidos. Segundo fontes, há cerca de 400 postos vagos, e nomes indicados há pelo menos três meses não foram efetivados nos cargos.
Ainda de acordo com Padilha, "semanalmente, os ministros, as ministras, os assessores parlamentares vão passar um mapa dos parlamentares atendidos nos ministérios, seja pelos ministros, seja pelos secretários nacionais, seja pelas suas equipes".
"Semanalmente, a SRI [Secretaria de Relações Institucionais] vai entregar esse mapa aos líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, para que possam repassar para os líderes partidários e possam fazer um mapeamento permanente", anunciou o ministro.