'Grande avanço para o país', diz Ibaneis sobre aprovação da reforma tributária
Para o governador do DF, impostos impediam o avanço econômico, pois reduziam a produtividade da indústria, comércio e serviços
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), elogiou a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (6). Em publicação nas redes sociais, ele afirmou que a proposta de emenda à Constituição “é um grande avanço para o país” e vai “fortalecer a economia do Brasil”.
Para o governador, os impostos impediam o avanço econômico, pois reduziam a produtividade da indústria, do comércio e dos serviços. Ele ainda considerou que não se trata de uma questão ideológica, porque a reforma será benéfica para todo o país.
No último dia 22, Ibaneis se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e governadores de outros estados para discutir a reforma tributária. Na ocasião, o governador do DF demonstrou apoio à proposta e disse que a reforma deve amparar estados e municípios, para que eles não sejam prejudicados com a perda na arrecadação.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Reforma tributária
Na madrugada desta sexta-feira (7), a Câmara dos Deputados aprovou a proposta da reforma tributária. A PEC, que busca alterar e simplificar o sistema tributário brasileiro, avança agora para o Senado.
O modelo prevê a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), dividido entre um nacional, que vai substituir o PIS, o IPI e a Cofins, e outro regional, no lugar do ICMS e do ISS. O sistema também terá uma alíquota única como regra geral, que será 50% menor para alguns setores, como saúde, educação, transporte público, medicamentos e produtos do agronegócio.