Homem que cometeu 1º feminicídio de 2023 no DF é condenado a 30 anos de prisão
Fernanda Letícia da Silva foi morta asfixiada pelo namorado em primeiro de janeiro
Brasília|Do R7
O Tribunal do Júri de Ceilândia condenou nesta quinta-feira (12) Maxwel Lucas Romulo Pereira de Oliveira a 30 anos, a pena máxima, em regime fechado pelo feminicídio de Fernanda Letícia da Silva em 1º de janeiro de 2023, em Ceilândia, no Distrito Federal. O crime foi o primeiro dos 34 que foram registrados durante todo o último ano.
LEIA TAMBÉM
Na decisão, o juiz de direito substituto Caio Freire pontuou que o autor do crime tinha histórico de violência doméstica e que o mesmo “por diversas vezes anunciou que mataria a vítima e, após o fato, disse ‘vocês não acreditaram que eu ia matar a Fernanda? Matei! Chama a polícia para tirar o corpo dela’”.
O jurista afirma que a violência que acontece por “desigualdades estruturais”, como gênero, raça ou orientação sexual, deve ser “mais gravemente valorada nos casos concretos, porque refletem uma relação desigual e uma assimetria de poder existente entre autores e vítimas”.
Fernanda Letícia tinha 27 anos e tinha um relacionamento amoroso com Maxwel há aproximadamente dois anos. Ela foi morta asfixiada por volta de 2h da manhã do primeiro dia do ano. O autor do crime se entregou durante a noite e confessou o crime. Cabe recurso da decisão, mas o assassino não vai poder recorrer em liberdade.