Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Horário para emitir carteira de identidade no DF é alterado até 5 de janeiro

Serviço funcionará apenas em dias úteis, das 13h às 19h; postos do Na Hora operarão normalmente, das 7h às 19h, por agendamento

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

DF começou a emitir a nova carteira em novembro
DF começou a emitir a nova carteira em novembro

Por causa das festas de fim de ano, o atendimento para a emissão da carteira de identidade no Distrito Federal será realizado apenas em dias úteis, das 13h às 19h, até 5 de janeiro. Segundo a Polícia Civil, os atendimentos nos Postos de Identificação Biométrica (PIBs) serão por ordem de chegada. Já nas unidades do Na Hora, funcionarão normalmente, das 7h às 19h, mediante agendamento.

A polícia informou que a mudança no horário de funcionamento não vai interferir no número de atendimentos, que é maior durante os meses de dezembro e janeiro. Em novembro, o DF começou a emitir a nova carteira de identidade, que unifica em um cartão todos os documentos de identificação.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto


Aqueles que estão com a documentação dentro da validade não precisam emitir uma nova até o momento. A exigência do novo modelo será cobrado a partir de 2032. Ainda de acordo com a Polícia Civil, desde 21 de novembro, foram emitidos 23,4 mil documentos, uma média de 780 por dia.

A maior diferença do novo documento é a unificação dos dados, que agora permitem a utilização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número exclusivo de identificação do cidadão em todo o território nacional. O modelo antigo permitia que uma pessoa tivesse uma identidade emitida por unidade da federação.


Como emitir a Carteira de Identidade Nacional

O cidadão deve consultar a situação do CPF no site da Receita Federal. O documento precisa estar regular ou pendente de regularização. Caso não esteja, é necessária a regularização antes da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Em seguida, é necessário levar, com o CPF, a certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original ou cópia autenticada em cartório, aos Postos de Identificação Biométrica (PIBs). Ao todo, são nove postos no DF, com funcionamento das 7h às 19h. O atendimento presencial é por ordem de chegada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.