Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibama pede investigação de deputado por incitação à violência 

Vídeo mostra o deputado estadual de Rondônia José Geraldo Pinheiro (PSC) incitando as pessoas a agredir fiscais do Ibama

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Deputado estadual, José Geraldo Santos Alves Pinheiro (PSC-RO)
Deputado estadual, José Geraldo Santos Alves Pinheiro (PSC-RO) Deputado estadual, José Geraldo Santos Alves Pinheiro (PSC-RO)

O presidente do Ibama, Eduardo Bim, pediu ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, que apure eventuais condutas criminosas do deputado estadual de Rondônia, José Geraldo Santos Alves Pinheiro (PSC).

Um vídeo divulgado em uma rede social mostra o deputado incitando a violência contra servidores do Ibama e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Visivelente exaltado, o deputado, também conhecido como Geraldo da Rondônia, chegou a defender que as pessoas queimem os veículos do Ibama. 

Veja o vídeo

O deputado também ofereceu o próprio número de telefone a quem quisesse chamá-lo para ajudar a agredir os servidores dos dois órgãos. “Podem ligar pra mim que venho ajudar a descer o cacete neles”, disse. “Me liga, que eu vou ajudar vocês a botar fogo na camioneta deles", esclamou. 

Publicidade

Leia também

No ofício, Eduardo Bim destaca que o Supremo firmou recentemente a compreenção que "os discursos do ódio e de incitação ao crime não estão acobertados pela imunidade parlamentar material". O Ibama também divulgou na noite desta sexta-feira (6) uma nota de repúdio à conduta do deputado.

Veja abaixo:

"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) repudia o ataque sofrido por sua equipe e a da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), com incitação a violência e destruição de patrimônio público em Rondônia. Quando alguém ataca a instituição e seus servidores, ele ataca o Estado brasileiro e cada um de seus cidadãos."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.