Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis admite falha em 'algumas áreas' durante o 1º mandato no DF

Governador afirmou que pretende 'melhorar as filas' dos Centros de Referência de Assistência Social e o 'atendimento de saúde'

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), durante entrevista à imprensa nesta segunda (21)
Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), durante entrevista à imprensa nesta segunda (21)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reconheceu nesta segunda-feira (21) que falhou em "algumas áreas" ao longo dos quatro primeiros anos de mandato. Reeleito no primeiro turno, ele afirmou que pretende aprimorar a saúde e a assistência social do DF.

"É um trabalho de continuidade, mas corrigindo erros também, porque ninguém é perfeito. Reconhecemos que algumas áreas falharam no Ditrito Federal. Por exemplo, precisamos melhorar as filas do Cras [Centros de Referência de Assistência Social] e o atendimento de saúde", afirmou Ibaneis.

"Para isso, ouvimos os projetos da nossa secretária de Saúde, desde a atenção primária até a atenção especializada nos hospitais. Temos, então, toda uma correção de rumos que deve ser feita, e o processo de transição vem exatamente para isso, para reconhecer erros e buscar melhorias", acrescentou o governador.

A afirmação foi feita após Ibaneis participar, pela primeira, das reuniões da Comissão de Transição. A equipe se reúne no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul, em Brasília, desde o último dia 7 e pretende concluir um relatório dos trabalhos até 7 de dezembro.


Parceria entre a Sedes e o BRB

Em relação aos Cras, o atual chefe do Executivo distrital ressaltou a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Banco Regional de Brasília (BRB), anunciada em 7 de novembro, para reduzir a espera nos centros.

O anúncio foi feito depois que uma mulher passou mal na fila do Cras do Paranoá e precisou ser atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


A intenção é que o BRB junte a documentação dos beneficiados. A operacionalização do acordo será definida a partir de um entendimento comum entre as entidades. O projeto, segundo Ibaneis, já foi encaminhado para a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Construção de três hospitais

"Na saúde, além da expansão da rede básica, com a construção de mais 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), temos a projeção de construção de três hospitais, com aumento de profissionais", afirmou o governador. "Não quer dizer que não vamos fazer nada de imediato. A partir de janeiro [de 2023], vamos fazer contratações efetivas na saúde", completou.


Leia também

Assistência a vítimas das fortes chuvas

Ibaneis comentou ainda sobre os brasilienses prejudicados pelas fortes chuvas em São Sebastião. No último sábado (19), o governo do DF instituiu uma força-tarefa de caráter emergencial, que reúne as secretarias DF Legal, de Governo, de Mobilidade e de Desenvolvimento Social, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Administração Regional da cidade, do Departamento de Estradas de Rodagem e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

"Estamos levando equipamentos e reunindo áreas para dar atenção direta e contínua à população que está sofrendo com as chuvas. Grande parte das casas levadas pelo transbordo estavam em áreas irregulares, mas temos de suprir as necessidades da população. Quem está ali é porque tem necessidade de moradia e vamos correr para atender toda essa população que está em dificuldade", finalizou o governador.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.