Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis articula parceria para aumentar vagas de empregos no Distrito Federal

Com medida governo espera que pelo menos 30% dos alunos do Renova DF saiam empregados do programa

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

1,4 mil alunos se formaram no 6º ciclo do Programa
1,4 mil alunos se formaram no 6º ciclo do Programa 1,4 mil alunos se formaram no 6º ciclo do Programa (Renato Alves/Agência Brasília)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que articula com empresários e sindicatos de bares, hotéis e restaurantes, uma parceria para aumentar o número de vagas de empregos para alunos do Renova DF, iniciativa que qualifica profissionais e reforma espaços públicos da capital. Segundo Ibaneis, a expectativa é que ao fim do curso de três meses, pelo menos 30% dos alunos estejam empregados. As declarações do governador foram dadas nesta quarta-feira (6) durante formatura de 1,4 mil alunos.

"Estamos fazendo uma parceria com vários segmentos que empregam, para que as pessoas sejam direcionadas exatamente para os empregos e a gente possa ter um apoio maior e uma colocação no mercado de trabalho ainda maior, para que essas pessoas saiam do programa já ingressos no trabalho", disse.

Ibaneis destacou a grande presença feminina no curso que oferece capacitação em construção civil. "Temos quase 80% de mulheres nessa turma formada hoje e isso tudo ajuda o inclusive a quebrar o ciclo de violência, porque quando temos as mulheres qualificadas e no mercado de trabalho, o jugo masculino diminui. Por isso, a participação das mulheres nos deixa muito feliz", disse.

Os alunos do Renova DF recebe qualificação como Auxiliar de Manutenção, com noções em diferentes profissões como jardineiro, serralheiro, pedreiro e pinto. Secretário de desenvolvimento econômico, trabalho e renda, Thales Mendes detalhou que a turma fez intervenções em 69 equipamentos públicos do DF, como praças e ginásios.

Publicidade

"O Renova é um curso de qualificação que independe da idade do aluno. O programa é inclusão social e tem a participação de todos que querem aprender. Nosso desejo é que cada um que receba o nosso certificado possa ser valorizado", disse

Renova DF

O programa criado em 2021 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), em parceria com a Secretaria de Governo, qualifica profissionais e reforma espaços públicos.

Publicidade

Os alunos recebem um kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual, além de lanche, Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Até o momento mais de 20.545 alunos foram formados e 1.500 estão em curso. A iniciativa recuperou 2,1 mil equipamentos públicos e 31 cidades já foram contempladas pelo programa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.