Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis diz que Parque Nacional de Brasília é ignorado pelo governo federal

Posicionamento do governador do DF foi dado após supostas críticas de Lula aos bombeiros militares que combatem os incêndios

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília


Ibaneis criticou Lula nas redes sociais Paulo H Carvalho/Agência Brasília - 12.09.2024

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse nesta quarta-feira (18) que o Parque Nacional de Brasília é “ignorado” pelo governo federal e sofre com o “desleixo” da União. O posicionamento foi dado pelas redes sociais como resposta a supostas críticas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao enfrentamento dos incêndios que afetam diversas regiões do país. Lula nega as falas do tipo repercutidas por um veículo de imprensa.

Um veículo de imprensa afirmou que Lula teria se irritado com queimadas no DF e suposta inércia dos bombeiros, o que o presidente nega ter dito. “Inventaram uma fala minha e agora estão criando falsas polêmicas. Para deixar claro: só tenho gratidão e admiração pelo trabalho dos brigadistas, da Defesa Civil e dos bombeiros de todo o Brasil no combate aos incêndios. Precisamos dar a eles mais condições de trabalho”, afirmou.

Leia mais

Ibaneis disse que Lula revelava “desconhecimento, como também insensibilidade diante do efetivo trabalho do Corpo de Bombeiros de Brasília, da Defesa Civil e de outros agentes envolvidos, que se dedicam diuturnamente a combater os focos de incêndios e são comprometidos com ações preventivas ao longo de todo o ano”.

“Por esta razão, são instituições respeitadas e admiradas pela população. Infelizmente, o presidente, como morador transitório de Brasília, deve estar preocupado em explicar a incapacidade e precariedade dos órgãos federais em regiões onde devia ser mais presente. Desleixo inclusive com o Parque Nacional, que apesar de ser uma área federal, segue ignorado pelas autoridades federais, deixando o DF sozinho na empreitada de sua preservação”, afirmou.


O incêndio que atinge o Parque Nacional começou no domingo (15) e já atingiu pelo menos 2 mil hectares. Em coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (17) o Corpo de Bombeiros explicou que o fogo estava controlado em dois focos principais em mata de galeria, mas ainda não totalmente extinto.

“Oportunismo”

Lula afirmou, nesta terça-feira (17), que lhe parece anormal os incêndios florestais que atingem quase 60% do território nacional. Durante reunião dos Três Poderes para definir ações de combate as queimadas no país, o chefe do Executivo falou em ‘oportunismo’ e em aplicabilidade da lei com ‘plenitude’ para os criminosos.


“A mim, parece muita anormalidade. Algumas coisas [das queimadas] são de sempre, corriqueira, que pegam fogo. A seca é a maior dos últimos tempos, está no mundo inteiro, mas algo me cheira de oportunismo de alguns setores tentando criar confusão nesse país”, afirmou Lula na ocasião.

“Daí a necessidade de discutir com pouco mais de profundidade propostas novas para cuidar do meio ambiente, comportamento novo nosso e, ao mesmo tempo, pensar mais seriamente da diminuição de gases de efeito estufa, caso a gente queira viver num mundo melhor. Não apenas do ponto de vista da mudança climática, mas dos efeitos à saúde, sobretudo para crianças”, acrescentou.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.