Idosa de 71 anos é presa por injúria racial dentro de ônibus no DF
Mulher chamou cobradora e passageira de 'macacas' e disse que 'pessoas da cor delas' só queriam o 'dinheiro dela', falou motorista
Brasília|Jéssica Moura do R7, e Josiane Ricardo, da Record TV
Uma mulher de 71 anos foi presa em flagrante por injuria racial dentro de um ônibus que passava pelo Cruzeiro, no Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira (23). Ela teria xingado a cobradora e uma passageira dentro de um coletivo.
O caso ocorreu na linha da Viação Pioneira, por volta das 11h. De acordo com o motorista, que registrou a ocorrência, ele ouviu a idosa dizer às vítimas que "pessoas da cor delas" só queriam "tirar o dinheiro dela". Depois, escutou a mulher disparar: "Macacas!".
Abalada, a passageira chegou a chorar por conta dos ataques, que geraram indignação entre outros passageiros. A idosa discutiu com outros ocupantes do ônibus, que a chamaram de racista.
Diante dos xingamentos, o motorista parou no terminal rodoviário do Cruzeiro, acionou a Polícia Militar pelo 190 e relatou o ocorrido. A discussão continuava quando os PMs chegaram ao local. Todos os envolvidos foram levados à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte. A idosa permaneceu em silêncio.
Presa, a mulher foi transferida para a Central de Flagrantes, onde ficará à disposição da Justiça. A fiança foi fixada em R$ 5 mil.
O Código Penal define o crime de injúria racial como ato de ofender a dignidade de alguém ou grupo específico em função da raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Os condenados pelo delito podem ser submetidos a pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa.