Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Idosos com 70 anos recebem 4ª dose da vacina a partir desta quarta

Segundo reforço contra Covid-19 a esse público começa às 13h. Imunização foi liberada após sinalização do Ministério da Saúde

Brasília|Alan Rios e Jéssica Moura, do R7, em Brasília

4ª dose da vacina
4ª dose da vacina 4ª dose da vacina

Idosos com 70 anos ou mais começam a receber a quarta dose da vacina contra Covid-19 às 13h desta quarta-feira (13) no Distrito Federal. A medida foi anunciada pela Secretaria de Saúde após sinalização do governo federal para a ampliação do público-alvo elegível para o reforço.

De acordo com a pasta, o DF dispõe de doses suficientes para imunizar esse público. Até agora, 93.513 idosos de 70 a 79 anos tomaram a terceira dose e podem se vacinar. No estoque da Rede de Frios restam 73.710 doses de fármacos da Pfizer/BioNTech.

Desde 1º de abril, os idosos a partir de 80 anos passaram a ser vacinados com o segundo reforço. A vacina deve ser aplicada quatro meses depois da terceira dose. A orientação é de que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer. As vacinas da Janssen e da AstraZeneca também podem ser utilizadas como alternativa, independentemente do imunizante anterior.

Até então, a quarta dose era ofertada apenas a imunossuprimidos. Desde 29 de março, os idosos nessa faixa etária em São Paulo são imunizados com a segunda dose de reforço.

Risco

A decisão de incorporar a quarta dose foi tomada pela CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações), que levou em conta a redução da efetividade das vacinas para esse público. Os estudos indicam que há um "envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.