Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Covid: DF aguarda envio de vacinas para aplicar 4ª dose em idosos

Público a partir de 80 anos será o primeiro na fila para tomar reforço. Enquanto isso, vacinação continua nas escolas no sábado 

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília


Os idosos a partir de 80 anos serão os primeiros a tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal. Nessa quinta-feira (24), a Secretaria de Saúde anunciou que aguarda o envio de novos lotes de imunizantes para essa finalidade. “Assim que tivermos nota técnica do Ministério da Saúde e as doses, nós divulgaremos”, informou o secretário, Manoel Pafiadache.

O documento encaminhado aos estados descreve a quantidade e a destinação das remessas. Na quarta-feira (23), o governo federal anunciou a medida para todo o país. A vacina deve ser aplicada 4 meses depois da 3ª dose.

Leia também

A orientação é que a vacina seja, preferencialmente, da Pfizer. Os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também podem ser utilizados como alternativa, independentemente da vacina anterior.

No DF, 37,83% da população vacinável tomou o reforço, e o painel do vacinômetro informa que ainda há 66.690 doses da Pfizer, 93,1 mil doses da Janssen e 415.280 da Coronavac no estoque da Rede de Frios.


Risco

A decisão de incorporar a 4ª dose foi tomada pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que levou em conta a redução da efetividade das vacinas nesse público. Os estudos considerados pelos técnicos indicam que há um "envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo".

Nos estados

Antes mesmo da definição pelo Ministério da Saúde, outros estados já haviam iniciação a aplicação do reforço com a 4ª dose. Foi o caso de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Até então,a 4ª dose era ofertada apenas a imunossuprimidos.


Vacinação nas escolas

Enquanto a imunização com a 4ª dose não começa, a imunização itinerante nas escolas públicas continua neste sábado (26). A segunda instituição a promover a ação será o Centro de Ensino Médio 01, do Guará, conhecido como GG.

O atendimento será das 9h às 17h e poderão receber a vacina adultos e crianças para qualquer etapa de vacinação. . A Secretaria de Educação vai disponibilizar ônibus do transporte escolar exclusivamente para levar crianças de 5 a 11 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.