Infectados pela Ômicron no DF se vacinaram e têm sintomas leves
Dois homens, de 40 a 49 anos, foram contaminados, mas tomaram três doses da vacina e não tiveram agravamento
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
Os dois casos da variante Ômicron no Distrito Federal são de homens, entre 40 e 49 anos. Eles se vacinaram contra a Covid-19 com o esquema completo, as duas doses mais a dose de reforço, e não tiveram agravamento do quadro até então.
As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (2). Os casos confirmados em Brasília são de dois passageiros que estavam no voo que se iniciou na África do Sul, passou pela Etiópia e por Guarulhos. Eles não são familiares, mas estavam próximos um ao outro no avião. Um dos homens está com sintomas leves e outro está assintomático.
“Eles estão isolados. Nossa equipe fez uma coleta de informações sobre os passageiros do voo Guarulhos/Brasília e estamos fazendo a coleta para fazer a verificação”, detalhou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.
Outros seis moradores da capital estão em monitoramento, mas, segundo a pasta, não se encaixam no critério de "casos suspeitos" de infecção. "Fizemos a investigação de pessoas próximas ao assento [dos contaminados com a Ômicron]. Foram seis passageiros. Já fizemos contato com os seis. Eles estão orientados para seguir o isolamento, não têm sintomas", informou Priscilleyne Reis, do Cievs (Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde).
O secretário de Saúde afirmou ainda ter uma "preocupação muito grande com a área de vacinação" na capital. Para ampliar a cobertura de proteção, Pafiadache prometeu um posto com doses de vacinas na Rodoviária do Plano Piloto até o dia 10 deste mês.
Confirmação
Nesta quinta-feira, dois casos de infecção pela variante Ômicron foram registrados no Distrito Federal. De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), os pacientes estão isolados e sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde. Mais três pessoas estão infectadas com a nova cepa do vírus no estado de São Paulo.
O terceiro caso, confirmado ontem, é o de um homem de 29 anos que veio da Etiópia e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 27 de novembro. Essas são as cinco infecções pela variante já confirmadas no Brasil.
Restrições
Na terça-feira (30), Ibaneis Rocha já havia anunciado que as festas da virada de 2021 para 2022, na Esplanada dos Ministérios e em mais cinco regiões administrativas, foram canceladas devido aos riscos oferecidos pela Ômicron.
"Diante das recentes notícias sobre o avanço da nova variante do vírus da Covid-19, decidi cancelar as festas programadas para o Réveillon deste ano. Nós avançamos muito no enfrentamento da doença e não podemos arriscar um retrocesso neste combate", publicou Ibaneis, no Twitter.
Outras medidas de restrição, porém, seguem apenas em fase de estudo. De acordo com o secretário Pafiadache, o DF espera orientações do Ministério da Saúde. O uso de máscaras em locais abertos, por exemplo, continua opcional.