Brasília Inmet emite alerta de chuvas intensas durante Carnaval no DF; veja dicas de como se proteger

Inmet emite alerta de chuvas intensas durante Carnaval no DF; veja dicas de como se proteger

Região pode registrar ventos de até 100 km/h; instituto também alerta para risco de alagamento e corte de energia

  • Brasília | Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Alerta de chuvas intensas vale até este domingo

Alerta de chuvas intensas vale até este domingo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou o DF em alerta laranja para chuvas intensas nos primeiros dias do Carnaval 2024. Segundo o Instituto, a região pode registrar ventos de até 100 km/h, além de quedas de energia e alagamentos. O alerta foi emitido neste sábado (10), um dia depois que um forte temporal causou transtornos em diversas cidades (veja mais detalhes abaixo). O GDF (Governo do Distrito Federal) também pediu a colaboração da população para evitar situações de risco durante a folia deste ano, ressaltando a importância da hidratação, alimentação e moderação ao ingerir bebida alcoólica.

A grande preocupação dos técnicos locais é a rede pública de saúde, que registrou um aumento de atendimentos por conta dos casos de dengue. O DF tem a maior incidência da doença, mas já começou a vacinar as primeiras crianças contra a doença nessa sexta (9). As unidades ganharam reforços no atendimento e tendas de hidratação também são disponibilizadas. 

Alerta Laranja DF
Alerta Laranja DF Reprodução/Inmet - 10/02/2023

O alerta laranja vai até às 10h deste domingo (10) e também é válido para regiões do Entorno, como Águas Lindas de Goiás e Cidade Ocidental. As principais orientações do Inmet para a população é:

 - Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

- Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Estragos já registrados

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal já atendeu a 31 chamados de inundações após a forte chuva que atingiu a cidade nesta sexta-feira (9) e causou alagamento e prejuízo em vários pontos da área central de regiões administrativas. O balanço feito pela corporação é das 19h da sexta até às 7h30 deste sábado (10). Até o momento, não há registros de mortos.

Na UnB (Universidade de Brasília), a água alagou o Instituto Central de Ciências. Nas imagens (veja no vídeo acima), é possível ver a força da água arrancando a porta de uma das salas do corredor e arrastando objetos.

Uma academia de ginástica também sofreu com a forte chuva. O estabelecimento, que fica na via W2, Quadra 511, da Asa Norte, ficou alagado (veja no vídeo abaixo). "Olha como desce a água [da via W3]. Não tem condições de sair. Essa lata de lixo, essa lixeira, estava do lado da academia, ela veio boiando. A água subiu tanto que os carros já estão boiando. Esse carro aí, o dono dele tentou entrar no carro e desistiu", relata um homem que grava a cena.

Últimas