Ministério Público recomenda que Iges-DF e Secretaria de Saúde unifiquem o sistema de prontuário
Atualmente, os funcionários do Instituto de Gestão Estratégica têm acesso ao prontuário da SES, mas o oposto não ocorre
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou nesta terça-feira (11) que os sistemas de prontuário eletrônico do Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF) e da Secretaria de Saúde (SES) sejam integrados.
A recomendação tem por objetivo fazer com que os históricos dos pacientes sejam acessíveis aos profissionais de saúde tanto do Iges-DF como da SES.
Atualmente, somente os funcionários do Iges têm acesso ao prontuário da SES, mas o oposto não ocorre.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O Instituto é responsável pela gestão do Hospital de Base (HB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das unidades de pronto atendimento (UPA). A secretaria cuida das unidades básicas de saúde (UBS) e dos demais hospitais do Distrito Federal. Com o acesso integrado, os profissionais de saúde terão conhecimento de todo o histórico do paciente, o que otimizaria a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio de nota, a SES afirma que a integração dos sistemas já está em andamento e que facilitará o acesso dos médicos ao prontuário e dará celeridade aos atendimentos. O Iges-DF informa que está utilizando a plataforma para integrar os dados básicos de prontuário do sistema SES para o sistema próprio.