Intoxicação por metanol em bebida alcoólica: Ministério da Justiça confirma décimo caso
Ministério da Agricultura e Pecuária acionou sistema de notificação para monitoramento e controle da situação
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, e Natália Martins, da RECORD

O Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou, na noite desta segunda-feira (29), o décimo caso de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebida alcoólica no estado de São Paulo. Até o final da tarde desta segunda, três óbitos foram oficialmente atestados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas, com base na identificação de um novo padrão registrado desde 1º de setembro.
A reunião, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP), do MJSP, contou com a participação de diversas áreas do governo em um esforço conjunto para definir medidas imediatas.
Leia Mais
No âmbito do MJSP, o Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) segue responsável pelo monitoramento e pela atualização de dados. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP), por sua vez, emitirá um alerta aos Procons de todo o país, com orientações voltadas a fornecedores e consumidores sobre a segurança na comercialização e no consumo de bebidas alcoólicas.
Durante a discussão, o Ministério da Saúde reforçou o protocolo de atendimento para casos suspeitos de intoxicação por metanol, por meio da Rede de Vigilância em Saúde. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) acionou o sistema de notificação para monitoramento e controle da situação.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
