Brasília Itamaraty autoriza concurso com 30 vagas de diplomata em 2023

Itamaraty autoriza concurso com 30 vagas de diplomata em 2023

Portaria com as normas do processo seletivo foi publicada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (6)

  • Brasília | Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF)

Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF)

MRE/Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização, em 2023, de concurso público com 30 vagas para a carreira de diplomata. Os cargos são para a classe de terceiro-secretário da carreira. A portaria com a autorização do processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6).

A primeira fase do concurso consistirá de prova objetiva, de caráter eliminatório, com questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito. Na segunda fase, os candidatos terão provas de língua portuguesa e língua inglesa.

Já a terceira fase do concurso terá questões de história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa. Será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas escritas de história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.

O prazo de realização da primeira prova será de dois meses após a publicação do edital — a ser feita pela diretora-geral do Instituto Rio Branco. Segundo a portaria, o prazo foi reduzido devido à necessidade de que a data de conclusão do concurso seja compatível com o planejamento de atividades do Instituto Rio Branco em 2023.

Últimas