Janones bate boca com deputados da oposição e é empurrado; veja vídeo
A confusão ocorreu durante o depoimento do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, em uma das comissões da Câmara
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O deputado federal André Janones (Avante-MG) trocou ofensas nesta terça-feira (26) com parlamentares da oposição e foi empurrado pelo deputado federal Evair de Melo (PP-ES). A confusão ocorreu durante uma reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que recebe o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. (Veja o vídeo abaixo)
A discussão começou depois que Janones chamou o deputado Filipe Barros (PL-PR) de idiota, por ele ter questionado o uso de banheiros unissex nas escolas e acusado Silvio de Almeida de abuso de autoridade. “Presidente, o deputado está interrompendo o ministro. O idiota aqui falou, falou e ninguém interrompeu ele”, disse Janones.
Os parlamentares da oposição reclamaram da postura, e Janones afirmou que também foi ofendido por outros deputados durante a sessão. Ele, então, se levantou da cadeira e pediu ao deputado Filipe Barros que calasse a boca. Em resposta, Barros também o xingou.
Nesse momento, outros deputados se aproximaram para apaziguar a discussão. Entre eles, o deputado Evair de Melo (PP-ES). No entanto, o parlamentar do Progressistas se irritou com Janones e o pegou pelo colarinho. O áudio da sessão foi cortado, e a presidente da comissão, a deputada Bia Kicis (PL-DF), suspendeu a reunião temporariamente.
Ao R7, as assessorias dos deputados André Janones e Filipe Barros afirmaram que levarão o episódio ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A reportagem também entrou em contato com o deputado Evair de Melo e aguarda a resposta.