Jornalistas marcam protesto contra agressões sofridas pela imprensa na Câmara
Manifestação reúne profissionais de todo o país, que estão em Brasília para evento da Fenaj
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após a confusão na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9), quando profissionais da imprensa foram tratados de forma violenta, jornalistas de todo o país participam de ato, nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, no Anexo 2 da Câmara.
A manifestação marca também a abertura do 40° Congresso Nacional de Jornalistas da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que ocorre na capital federal até sábado (13) e reúne profissionais da área de todo o país. Após o episódio no Congresso, o órgão manifestou repúdio ao ocorrido e convocou para o ato.
Leia Mais
“A Fenaj e o SJPDF (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal) consideram extremamente grave o cerceamento ao trabalho da imprensa e à liberdade e ao direito de informação da população brasileira”, escreveu a Fenaj em uma publicação em sua conta no Instagram.
“Ainda mais lamentável e absurdos os episódios de agressões físicas a profissionais da imprensa. As entidades cobram explicações do presidente da Câmara, Hugo Motta, e responsabilização do mesmo e de todos que agrediram jornalistas por este sério atentado a um importante pilar da nossa democracia”, completou a federação.
Entenda o que aconteceu
Durante a retirada violenta do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) do plenário da Câmara dos deputados pela Polícia Legislativa nesta terça-feira (9) profissionais da imprensa sofreram agressões no Salão Verde do local.
Uma profissional da RECORD, inclusive, relatou ter sido atingida no estômago durante a confusão. Além do tratamento violento, jornalistas foram retirados do plenário durante o protesto do deputado do PSOL e a transmissão da sessão foi cortada.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















