Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Justiça do DF mantém prisão preventiva de acusado de divulgar fotos do corpo de Marília Mendonça

André Felipe de Souza, de 22 anos, foi preso em abril; ele também divulgou imagens do corpo Gabriel Diniz e de Cristiano Araújo

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Cristiano, Marília e Gabriel tiveram fotos vazadas
Cristiano, Marília e Gabriel tiveram fotos vazadas

A 2ª Vara Criminal de Santa Maria manteve a prisão de André Felipe de Souza Alves Pereira, de 22 anos, acusado de ter divulgado fotos das perícias do corpo da cantora Marília Mendonça e de outros artistas, como Gabriel Diniz e Cristiano Araújo. O acusado, que publicou as fotos em redes sociais, está em prisão preventiva (sem prazo definido para término) desde abril.

A cantora Marília Mendonça morreu, em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos, na queda de um avião bimotor, em Piedade de Caratinga (MG). Já Gabriel Diniz, de 28 anos, e outras duas pessoas morreram em um acidente aéreo no sul de Sergipe. O cantor goiano Cristiano Araújo, de 29 anos, morreu em 2015, em um acidente de carro, no interior do Goiás.

O pedido de liberdade foi feito pela Defensoria Pública do Distrito Federal. O processo corre em sigilo. Pereira responde por crimes como vilipêndio de cadáver e incitação ao crime. Se condenado, as penas somadas podem chegar a 31 anos de prisão. 

Segundo o Ministério Público, ele também usava as redes sociais para propagar ideias extremistas, racistas e xenofóbicas. Entre junho de 2022 e de abril de 2023, Pereira fez publicações com emblemas, ornamentos e distintivos com a utilização da cruz suástica, símbolo do nazismo, além de ter incitado à discriminação contra nordestinos, a quem chamou de "escória" e "problema do Brasil".


Em abril, quando teve a prisão preventiva decretada, a juíza Edilma Martins da Silva Resende, do TJDFT, disse que a conduta do autor retrata "extrema gravidade". “Foram localizadas publicações racistas e divulgação de imagens de pessoas mortas", afirmou.

Avião em que viajava a cantora Marília Mendonça
Avião em que viajava a cantora Marília Mendonça

Vazamento das fotos

Nas redes sociais, fotos da necrópsia do corpo da cantora Marília Mendonça, morta em novembro de 2021, começaram a ganhar destaque no começo deste ano. A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um procedimento administrativo para investigar o vazamento e anunciou que o sistema de armazenamento dos dados de investigações é capaz de identificar as pessoas que acessam as informações.

Em 17 de abril, Pereira foi preso, na Operação Fenrir (nome de uma divindade da mitologia nórdica relacionada ao fim do mundo). "A operação teve como objetivo reprimir administradores de contas de redes sociais que divulgavam fotos de celebridades após a morte. Hoje foi cumprido mandado de busca, e o autor foi preso por vilipêndio de cadáver. Ele confessou a prática do crime e se encontra à disposição da Justiça", disse o delegado da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, Eduardo Fabbro, quando Pereira foi preso.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.