Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lei de licenciamento ambiental tira tema da ‘indefinição completa’, diz especialista

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, confirmou que os parlamentares votarão nesta quinta-feira (16) os vetos ao projeto

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Davi Alcolumbre confirmou votação dos vetos ao projeto de licenciamento ambiental nesta quinta-feira (16).
  • Governo tenta evitar derrubada dos vetos antes da COP30, programada para o próximo mês no Pará.
  • Professor Daniel Vargas avalia que a nova lei traz clareza ao licenciamento ambiental e reforça a proteção ambiental.
  • Licença por autodeclaração é polêmica, mas deve ser acompanhada de fiscalização adequada pelos órgãos ambientais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou que os parlamentares votarão nesta quinta-feira (16) os vetos ao projeto do licenciamento ambiental.

Às vésperas da COP30, o governo tenta evitar a derrubada dos vetos, o que enfraqueceria a legislação. O evento acontece no próximo mês, no Pará.


Leia mais

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (15), o professor Daniel Vargas, que lidera pesquisas e projetos sobre clima e transição verde na Escola de Economia da FGV São Paulo, explica que o projeto retira o tema do licenciamento ambiental da “indefinição completa”.

“[A lei propõe] retirar esse licenciamento desse campo de batalha geral, em que ninguém sabe o que é certo e o que é errado, e trazer a disputa para o campo do direito organizado”, aponta o professor.


Vargas vê pontos positivos na norma, do ponto de vista da regulamentação. “Se fomos capazes de sinalizar da maneira correta como essa norma retira o país do limbo e da regra, da ordem, da clareza e também reforça, de certo modo, a proteção ambiental, eu imagino que isso poderia ser compreendido”, diz.

Um dos pontos mais polêmicos das novas regras é a licença por autodeclaração. O especialista analisa o impacto da proposta.


“Isso não significa que essas licenças para empreendimentos de pequeno porte, de baixo impacto, não devam, a partir daí, exigir uma fiscalização. Ela precisa acontecer e, a partir de agora, fortalecer os órgãos ambientais para cumprir o seu papel é uma parte central, um componente chave do sucesso dessa medida”, completa Vargas.

Perguntas e Respostas

 

Qual é a confirmação feita por Davi Alcolumbre sobre o projeto de licenciamento ambiental?

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou que os parlamentares votarão nesta quinta-feira (16) os vetos ao projeto do licenciamento ambiental.

 

Qual é a preocupação do Governo em relação à votação dos vetos?

 

Às vésperas da COP30, o Governo tenta evitar a derrubada dos vetos, pois isso poderia enfraquecer a legislação ambiental. O evento ocorrerá no próximo mês, no Pará.

 

O que diz o professor Daniel Vargas sobre o projeto de licenciamento ambiental?

 

Em entrevista ao Conexão RECORD News, o professor Daniel Vargas explicou que o projeto retira o tema do licenciamento ambiental da "indefinição completa". Ele afirma que a lei propõe retirar esse licenciamento do campo de batalha geral e trazê-lo para o campo do direito organizado.

 

Quais são os pontos positivos que Vargas vê na nova norma?

 

Vargas considera que a norma pode retirar o país do limbo e trazer ordem e clareza, além de reforçar a proteção ambiental. Ele acredita que isso pode ser compreendido de forma positiva.

 

Qual é um dos pontos mais polêmicos das novas regras de licenciamento?

 

Um dos pontos mais polêmicos é a licença por autodeclaração. Vargas analisa que isso não significa que as licenças para empreendimentos de pequeno porte e de baixo impacto não devam exigir fiscalização. Ele enfatiza a necessidade de fortalecer os órgãos ambientais para que cumpram seu papel, o que é essencial para o sucesso da medida.

 

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.