Liberação do uso de máscara no DF não vale para professores em sala de aula
Secretaria de Educação informou que a Lei Distrital 6.559/2020 obriga os educadores a permanecerem com a proteção
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Os professores da rede pública de ensino do Distrito Federal vão continuar tendo que usar máscara em sala de aula mesmo após a extinção da obrigatoriedade da proteção em ambiente interno. A Secretaria de Educação publicou uma nota esclarecendo que a determinação segue as diretrizes da Lei Distrital 6.559/2020.
A lei, porém, não abarca os estudantes, que poderão, em conjunto com os pais, optar por usar ou não a máscara em sala de aula. A liberação do uso de máscaras em ambientes fechados no DF passou a valer nesta quinta-feira (10), depois que o governador assinou o Decreto 43.072/2022.
"O uso de máscara facial não é mais obrigatório para os estudantes da rede pública de ensino. Os estudantes com seus pais ou responsáveis decidem se usam ou não a máscara. [...] Por outro lado, em respeito à Lei Distrital 6.559/2020, os profissionais de educação continuam obrigados a usar a máscara", afirmou a secretaria em nota.
Leia também
Ibaneis Rocha (MDB) divulgou a liberação em seu perfil oficial no Twitter. Posteriormente, comentou o assunto com a imprensa. "Quem quiser continuar usando máscaras pode continuar, sem problema nenhum. Não é obrigatória a retirada. Só deixa de ser obrigatório a utilização em ambientes fechados", destacou.
Ainda segundo Ibaneis, apesar da liberação, é preciso evitar as aglomerações. "Esperamos que a população tenha cuidado e evite aglomerações. Ainda existe a Covid-19. Vamos aproveitar esse momento com responsabilidade", afirmou o governador.