Líder do PT diz que projeto para reduzir penas do 8/1 ‘é um escândalo’
Ao R7, Lindbergh Farias criticou projeto e disse que lei pode beneficiar ex-presidente Jair Bolsonaro
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), criticou a votação do projeto de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, prevista entre deputados para esta terça-feira (9).
Ao R7, o parlamentar afirmou que a proposta “é um escândalo” por ser voltado a alterar penalidades impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele também afirmou que o texto pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“A lei tem que ser geral. Fazer uma lei para beneficiar uma pessoa: é dirigida para Jair Bolsonaro. No momento em que eles discutem aumento de pena, dificultam progressão para tudo que é pena, fazem uma coisa específica, nesse caso, para Jair Bolsonaro”, afirmou Lindbergh.
O líder do PT também questionou se a decisão em pautar o texto pode ter sido motivada ao anúncio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para concorrer ao Planalto em 2026.
O político tem defendido o perdão para penas e disse que estaria disposto a abrir mão da candidatura caso Bolsonaro venha a ser solto. O ex-presidente cumpre pena na Superintendência da PF, em Brasília, por tentativa de golpe de Estado.
A possibilidade foi rechaçada pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














