Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lira assume presidência do grupo dos chefes de Parlamento do G20

Cerimônia ocorreu na manhã deste sábado em Nova Déli, capital da Índia, onde está sendo realizada a nona cúpula do grupo

Brasília|Do R7, em Brasília

Cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia
Cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia Cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assumiu neste sábado (14) a presidência do P20 (Presidentes de Parlamento do G20 — grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia), substituindo o líder da Câmara dos Deputados indiano, Om Birla. A cerimônia ocorreu em Nova Déli, na Índia, onde está sendo realizada a nona cúpula do grupo.

"Tive a honra e o privilégio de receber hoje, em Nova Déli, a presidência do P20, em nome do Parlamento brasileiro. No próximo ano, vamos receber em Brasília os integrantes do P20 para renovarmos o intercâmbio entre os Parlamentos do grupo", afirmou.

Em sua fala, Lira ressaltou que o Brasil repudia atos de violência e agressões militares, "sobretudo quando praticados contra civis indefesos e inocentes". "Defendemos o diálogo e o entendimento para resolver situações controversas", declarou.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Na quinta-feira (12), o presidente da Câmara afirmou que os recursos para combater a crise ambiental deveriam receber investimentos dos países ricos. "Em especial, nossos Parlamentos devem ser vocais na reafirmação e implementação dos compromissos dos países desenvolvidos quanto ao financiamento da luta contra as mudanças climáticas", disse.

Publicidade

O tom da fala de Lira seguiu o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, por mais de uma vez, cobrou recursos dos países ricos para o combate à crise climática, já que o problema teria sido causado pelo mundo desenvolvido.

Na ocasião, Lira destacou ainda que a pauta verde é uma das "maiores prioridades" do Legislativo brasileiro. "O Parlamento do Brasil já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre desenvolvimento sustentável", elogiou. Da Índia, o parlamentar segue para a China.

Publicidade

Leia também

Veja a programação da viagem, que inclui uma comitiva de parlamentares, de 10 a 21 de outubro

• 10 e 11: viagem para Nova Déli;

• 12 a 14: reunião anual da 9ª Cúpula de Presidentes de Parlamento do G20;

• 15: viagem à China a convite do presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhao Leji;

• 16 e 18: Xangai — Encontros políticos bilaterais e conversas com empresas brasileiras e chinesas com foco em investimentos produtivos para o Brasil;

• 19 a 21: Pequim — Visita à Assembleia Nacional Popular e a empresas; e

• 22: retorno para o Brasil.

Outros seis deputados estão com Arthur Lira na viagem. São eles: Daniel Almeida (PCdoB-BA), Zeca Dirceu (PT-PR), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Luís Tibé (Avante-MG).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.