Lira e Pacheco retornam amanhã à Brasília após viagem à Roma
REUTERS/Ueslei MarcelinoOs presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já estão no Brasil e chegarão a Brasília na noite de terça-feira (12). Eles devem retomar as atividades legislativas na quarta-feira (13). Na agenda dos parlamentares, estão assuntos urgentes como a solução para o ICMS dos combustíveis e a PEC dos Precatórios, na Câmara, e a reforma do Imposto de Renda, no Senado.
Lira deve reunir líderes em almoço já na quarta para alinhar a pauta da Câmara. Os deputados começaram a discutir a PEC que faz alterações na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na semana passada, mas a análise acabou adiada. A proposta tem gerado reações entre procuradores, que afirmaram que a PEC interfere na independência da instituição.
Lira e Pacheco estiveram juntos na 7ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 que foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro, em Roma. Os dois posaram para fotos ao lado do senador Jaques Wagner (PT-BA) e do deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), que também integraram a comitiva.
Em seu discurso no evento em Roma, Rodrigo Pacheco destacou o combate às desigualdades sociais e econômicas e a importância da preservação ambiental para a segurança alimentar, além do combate à pandemia da Covid-19. "Enquanto houver fome e miséria, em qualquer parte do mundo, teremos um problema grave e comum a todos os países". Pacheco falou ainda sobre a importância da aprovação do marco legal das ferrovias pelo Senado.
Já Arthur Lira reiterou que o Parlamento brasileiro vem atuando de forma a garantir sustentabilidade e segurança alimentar durante a pandemia de Covid-19 e destacou a aprovação da Lei do Agro que, segundo ele, modernizou o sistema de financiamento privado do agronegócio. Lira mencionou também a lei que estabeleceu medidas de combate ao desperdício de alimentos e de doação de comida excedente.
Na volta ao Brasil, Lira fez um escala em Cabo Verde, no continente africano. Em visita à Ilha do Sal, o presidente da Câmara se reuniu com o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correa. No encontro, eles falaram de relações bilaterais, da cooperação entre os Legislativos das duas nações e da atuação na Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.